domingo, 25 de agosto de 2013

FOGO SIMBÓLICO É RECEBIDO PELOS GRUPOS DE SANTA CRUZ

Na manhã da última segunda-feira, dia 19, representantes dos Grupos Escoteiros Maclaren e Santa Cruz receberam o Fogo Simbólico da Pátria no Distrito Industrial, em Santa Cruz do Sul. A centelha foi entregue pela Chefe Wilma Schiefferdecker, do Grupo Escoteiro Georg Black (que em 2013 comemora 100 anos de fundação), ao Prefeito Municipal, Telmo Kirst.

Após carreata pelas ruas centrais da cidade, a pira foi acessa durante cerimônia realizada no 7º BIB, onde permanecerá até o dia 1º de setembro, quando será levada pelos escoteiros até a Praça da Bandeira para a abertura oficial da Semana da Pátria, que, em 2013, terá como tema "Escotismo: consciência ambiental para um município saudável".

O jornal Gazeta do Sul destacou o evento, cuja matéria pode ser acessada aqui.

Algumas fotos:






domingo, 11 de agosto de 2013

G.E. SANTA CRUZ E PREFEITURA FIRMAM PARCERIA

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), e o Grupo de Escoteiros Santa Cruz RS 181 firmaram na manhã desta sexta-feira, 9, uma parceria para a realização do projeto Adote Uma Árvore. O Termo de Cooperação foi assinado pelo prefeito Telmo Kirst no Palacinho da Praça da Bandeira.

Através da iniciativa, a SMMASS disponibilizará mudas de árvores nativas e os escoteiros assumirão a execução do plantio e monitoramento. A ideia é diversificar as espécies arbóreas nativas no meio urbano e incentivar a preservação do meio ambiente. “Penso que iniciativas que envolvem o meio ambiente, sustentabilidade e cidadania terão espaço e apoio do Executivo ao longo de todo o nosso governo”, destacou o prefeito.

Segundo a bióloga da SMMASS Daiane Geiger, o trabalho será norteado pela Lei Municipal nº 6.447/12, que regulamenta o manejo de árvores nos passeios públicos. A Prefeitura também participará com tutores, que orientarão o plantio, e com a instalação de placas de identificação. “Queremos mostrar para a comunidade que as mudas estão disponíveis para os munícipes, de forma que qualquer pessoa pode plantar uma árvore nativa em via pública. Basta procurar nossa secretaria, que concederá autorização e informará os locais viáveis para o plantio”, explica.

O Grupo de Escoteiros também disponibilizará mudas de árvores nativas através do projeto Semear. Conforme o presidente, Ernani Hettwer, o grupo também entrará em contato com o proprietário do estabelecimento ou moradia em frente ao qual será realizado o plantio, a fim de que colaborem para o seu monitoramento. “Se vivemos em uma comunidade onde a cultura é cortar árvores, certamente isso persistirá nas próximas gerações. Por isso, é preciso investir em projetos com foco educativo, que trabalhem a consciência ambiental”, acredita.

O projeto Adote Uma Árvore começará nas ruas centrais de Santa Cruz. O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Raul Fritsch, destacou a importância de realizar um plantio correto, de acordo com o que prevê o Plano Diretor de Arborização. “Somente serão passíveis de adoção árvores plantadas em passeios públicos, praças e parques da Prefeitura”, complementa.



LANÇAMENTO DA SEMANA DA PÁTRIA EM SANTA CRUZ

O movimento escoteiro foi o centro das atenções no lançamento da Semana da Pátria 2013 realizado no último dia 7 de agosto em Santa Cruz do Sul, cujo cocktail oferecido pela Secretaria de Educação reuniu autoridades civis e militares. Neste ano, em que o movimento escoteiro será homenageado, as atividades cívicas terão início no próximo dia 19 com a chegada do fogo simbólico no distrito industrial, seguindo com uma cerimônia no 7° BIB e carreata pela cidade. A abertura oficial da Semana da Pátria será dia 1° de setembro na Praça da Bandeira, ocasião em que será realizada a cerimônia da troca de bandeira e montagem de um acampamento modelo pelos grupos escoteiros.

Após um momento musical e a apresentação da programação, os presidentes dos Grupos Escoteiros Maclaren e Santa Cruz, Salete Faber e Ernani Hettwer, expuseram o trabalho desenvolvido pelos grupos no município e sobre o escotismo em geral, apresentando em seguida um vídeo institucional contando um pouco da evolução e do crescimento do movimento escoteiro em Santa Cruz do Sul. Ao final, foram servidas cucas e o tradicional pão de caçador feito pelo G.E. Maclaren.

O evento foi destaque no Jornal Gazeta do Sul.

Algumas fotos:


terça-feira, 6 de agosto de 2013

INDABA EM CACHOEIRA DO SUL

No último domingo, dia 04/08, Escotistas e Dirigentes dos Grupos Escoteiros Aimoré, Ibiraiaras, Itacolomi, João Paulo II, Maclaren, Santa Cruz e Vera Cruz reuniram-se em Cachoeira do Sul para mais um Indaba.

Dentre os assuntos pautados, destaque para algumas alterações na Resolução Distrital nº 02/2011, que regulamenta a organização das atividades distritais, e a organização do próximo Ajuri Distrital, que acontecerá em Rio Pardo no mês de novembro, cujo primeiro boletim, contendo as informações e regras gerais de participação, será em breve divulgado.

DIA DO ESCOTISTA

A Diretoria Distrital e a União dos Escoteiros do Brasil cumprimentam e homenageiam todos aqueles que dedicam seu tempo e capacidades para construção de um mundo melhor.

O dia 6 de agosto foi escolhido como o Dia Interamericano do Escotista em comemoração à data em que o fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial no ano de 1920, ao final do I Jamboree Mundial, em Olympia.

Conheça abaixo a poesia de Marlene Carvalho sobre o que é um escotista:

SER ESCOTISTA (Marlene Carvalho)

Ser escotista é ser artista, malabarista, passista,
equilibrista, pintor, escultor, doutor, é ser professor.
É ser mãe, pai, irmão, avô, avó...
Só?
É ser palhaço, estilhaço, espantalho. bagaço...
Psicólogo, musicólogo...
É ser ciências, é ser ação...
Para uns é Cristo,
para outros demônio,
para este, malquisto, para aquele, um sonho...
É ser bússula, é ser farol,
é ser luz, é ser sol.
Impele para o bem, impede para o mal.
Incompreendido??? E muito.
Defendido???.. Nunca. Seu filho acertou???.. Claro, é um Gênio!
Seu filho errou???... O Chefe não ensinou.
Para ser Escotista?
É vício ou vocação?
É uma coisa e outra.
É ter nas mãos o mundo de amanhã.
É ter nas mãos o mundo, e não ter nada.
Amanhã os meninos saem do grupo ou trocam de ramo...
E ele, o chefe, de mãos vazias, tendo partido o coração,
olhos voltados para sua estrela-guia, esperando novas vidas.
Para transformá-los em homens, homens que cumprirão com seus deveres, deveres para com Deus, com sua Pátria, seu próximo e consigo mesmo.
De repente surgem, novos olhinhos ávidos de conhecimento...
E ele, o chefe, o líder, vai despejando com ternura, o saber, a orientação, nas cabecinhas novas, que luzirão no firmamento da Pátria.
Fica a saudade... A amizade...
E a satisfação de um pedaço da missão cumprida.
O pagamento real? Só na eternidade!!!


Fonte: escoteiros.org.br