A UEB/RS publicou nota no Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, por meio da qual informou à comunidade local a situação irregular em que se encontra o G.E. Nero Moura:
UM ALERTA DOS ESCOTEIROS
1) Há várias décadas, o Movimento Escoteiro está presente nesta laboriosa comunidade, formando várias gerações de jovens e novos líderes, o que deixa a todos orgulhosos.
2) A prática do Escotismo no Brasil, ocorre e a autorização e a fiscalização da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), sendo indispensável para qualquer adulto ou jovem o registro institucional, bem como para que o Grupo Escoteiro possa funcionar.
3) Atuando em todo território nacional a UEB, uma entidade centenária, tem como primeiro nível o Grupo Escoteiro, cujos membros anualmente realizam o seu registro. Os seus adultos têm suas atuações supervisionadas, respondendo pelos seus atos perante órgãos de hierarquias superiores compostas por pessoas idôneas e qualificadas, devidamente respaldadas pelo Código Cívil e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, dando assim a devida segurança aos pais que colocam seus filhos no Movimento.
4) Em Cachoeira do Sul, dois Grupos Escoteiros cumprem os pré-requisitos para poderem exercer o Escotismo de forma legal e segura. São os Grupos Ibiraiaras-118/RS e João Paulo II-303/RS, sendo o primeiro da modalidade básica e o segundo da Modalidade do Ar, também reconhecido pelo Ministério da Aeronáutica.
5) Um terceiro, que se autodenomina Nero Moura, como Modalidade do Ar, com sede na residência do Sr. Ricardo Alves Cadinho Soares. que até 2005 pertencia a nossa entidade. A partir do ano de 2006 não possui mais autorização para funcionar como Grupo Escoteiro e nem para utilizar a denominação escoteiro, de usar uniformes e distintivos, pois nossas marcas, emblemas, distintivos, uniformes e outros se encontram registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Além disso possuímos a proteção constitucional do 5º artigo, XXXIX, da Constituição Federal de 1988.
6) Outrossim, alertamos ainda que o Sr. Ricardo Alves Cadinho Soares encontra-se respondendo processo ético disciplinar perante a União dos Escoteiros do Brasil, Região do Rio Grande do Sul, em face das irregularidades mencionadas, além de outras consideradas de maior gravidade.
7) Da mesma forma, se de imediato não cessar esta utilização ilegal, estaremos ajuizando ação junto à Comarca local contra o referido cidadão no sentido de resguardar os interesses da União dos Escoteiros do Brasil.
8) Também informamos que já encaminhamos comunicado à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal, bem como ao Conselho Municipal da Criança e Adolescente. E por último, ao V Comando da Aeronáutica, que já se manifestou no sentido de só reconhecer os Grupos Escoteiros que prezam pela manutenção de situação regular junto a UEB/RS, o que acontece, como citamos acima, apenas com o Grupo Escoteiro Ibiraiaras-118/RS, bem com o Grupo de Escoteiros do Ar João Paulo II-303/RS.
9) Dessa forma, alertamos a comunidade de Cachoeira do Sul que o chamado Grupo Escoteiro Nero Moura, presidido pelo Sr. Ricardo Alves Cadinho Soares, não tem autorização legal da UEB para funcionar, respondendo, citado cidadão, pelas responsabilidades civis e criminais decorrentes da sua atuação ilegal.
Sempre Alerta Para Servir!
Carlos Eduardo Chaise,
Diretor Presidente da UEB/RS.