Em recente visita ao Brasil, o Chefe Hernán Amato, com 28 anos de participação do movimento escoteiro argentino, realizou mais uma etapa do intercâmbio com o Grupo Escoteiro Vera Cruz. Sua visita ao Brasil aconteceu por motivos profissionais, mas aproveitou um momento de folga para visitar os jovens escoteiros de Vera Cruz em duas oportunidades (dias 29/10 e 05/11).
Hernán tem o objetivo de realizar um acampamento de integração do grupo em que participa na cidade de Buenos Aires com os grupos de nosso distrito, por isso iniciou contatos com integrantes do G.E. Vera Cruz de forma acidental. Kurt e Hernán conheceram-se em uma festa familiar em Chapecó/SC e, num aperto de mão, o braço esquerdo tomou a frente e acabaram identificando-se como escoteiros. Daí surgiu a idéia de atividades conjuntas. Primeiramente, desejaram se encontrar no Jamboree do Centenário Argentino, em Mar del Plata, que acontecerá em janeiro de 2012. Quis o destino, contudo, que nenhum dos grupos conseguisse se inscrever para o evento.
Sendo assim, a visita do Chefe Hernán ao G.E. Vera Cruz foi o primeiro passo para uma integração internacional. Além de jogos e canções, as provas, uniformes e distintivos foram destaque na roda de conversas com jovens e adultos em Vera Cruz.
Hernán é atualmente Chefe Sênior. Sua esposa Mara, que é Akela, está atualmente licenciada do grupo para cuidar da bebê da casa, Renata. Seu filho Panho é escoteiro e sua filha Fiorella é guia, a qual, por estar completando 15 anos, viajará a Londres em 2012 para conhecer o Gilwell Park.